terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Revisão Para a Prova Final - aula 1

GENTE, A AULA JÁ VAI COMEÇAR...

SEMED otimiza informatização de escola em Pirambu

Dentro da política de inclusão digital do Governo Federal, a Escola Municipal Mário Trindade Cruz, da cidade de Pirambu foi à única da rede contemplada com um laboratório de informática.

Na rede estadual eles são chamados de Laboratórios de Tecnologias Educacionais – LTE’s, e Pirambu têm o Colégio Estadual ‘José Amaral Lemos’ contemplado com 10 computadores. Na rede municipal, seus articuladores (professores destacados para coordenar as atividades dos centros de inclusões) o chamaram de Laboratório de Mídias, dando uma dimensão mais ampla ao projeto que em seu primeiro ano de atividades constituiu-se em um referencial no âmbito da Diretoria Regional de Educação – DRE’ 04 (sediada na vizinha cidade de Japaratuba).
Os computadores chegaram à escola entre o final de 2006 e início de 2007, mas só foram instalados no início de 2008, graças ao empenho da direção que tinha a frente à professora Cláudia Tavares e daqueles que seriam seus futuros articuladores, entre os quais se incluem os professores Diógenes Almeida, Agnaldo Silva e Dayse Dória.

A escola ganha o mundo

Ao longo do ano letivo de 2008 foram inúmeras as ações desenvolvidas pelo Laboratório de Mídias, que foi além dos computadores. O LM ‘invadiu’ o pátio, as salas e ruas da cidade, com projetos no campo das artes, do meio ambiente, da cultura e da cidadania, cumprindo um papel que o tornou uma das mais bem sucedidas experiências pedagógicas na rede municipal.

Rádio Trindade

Um dos seus principais frutos foi a Rádio Trindade, bastante elogiado durante a Oficina de Rádio desenvolvida em Pirambu pelo Projeto ‘Mídia Jovem’ da Secom/SE, no período de 26 a 30 de janeiro de 2009.

Herói da resistência

Atualmente o Laboratório encontra-se desativado, depois de sobreviver às turbulências políticas (período Moacir e Antônio Santana), a enchentes que alagaram a escola e a falta de vontade política da equipe gestora que esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) até 31 de dezembro de 2008. O que nos surpreende de forma positiva é a que o Laboratório de Mídias da Escola Municipal Mário Trindade Cruz conseguiu estes êxitos sem estar conectada a internet, uma vez que esta não era prioridade da gestão passada.

Internet chega à escola

A boa nova é que a internet chegou finalmente a Escola Municipal Mário Trindade Cruz. Graças ao empenho da secretária municipal de educação, professora Maria de Lourdes Cardoso Gouveia (Lurdinha) e da diretora da escola, professora Acácia Dias da Cruz, atendendo ao pleito da equipe de articuladores, de professores e estudantes, iniciou a instalação de internet banda larga (via rádio) na escola. “A princípio na sala da direção, por já contar com computador pronto para receber a linha. Num segundo momento, a internet será instalada no laboratório de mídias”, comemora Acácia uma das primeiras de uma série de conquistas de sua gestão.

Roteador wireless

Diz o ditado popular que ‘quando é dado o dedo, querem a mão inteira’. Vamos fazer valer esta máxima. Na escola existem vários professores que possuem computadores portáteis, utilizando esta ferramenta como instrumento de trabalho. Fica uma sugestão: que o setor de informática da prefeitura, que tem se mostrado eficiente, veja a possibilidade de instalar um roteador wireless de modo que a escola entre em rede e disponibilize a internet não só no laboratório de mídia, que deverá passar por reparos antes de conectá-lo a internet, mas para os professores que podem acessar a internet em suas respectivas salas de aulas, aproximando este recurso fantástico dos estudantes da maior escola da rede municipal de ensino. Isso desoneraria os profissionais de ensino que recorrem a modem de uma operadora de celular. De qualquer forma, a inclusão pela informática é um caminho que Pirambu deverá continuar trilhando.

Por Tribuna da Praia em 17/02/2009
Fonte: http://www.professorespirambu.blogspot.com/

1 comentário - Mostrar postagem original


Blogger Claudio de Brito disse...
Beleza essa conquista do Mário. Espero que as outras escola conquistem o privilégio de contar com tão importantes ferramentas, pois, nos dias atuais, não podemos ver a educação municipal excluida do mundo digital!
Subsídio enviado pelo professor articulador Agnaldo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua impressão!!! Obrigado!!!