quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O Uso do Cordel Como Ferramenta Pedagógica

A REFORMA RELIGIOSA

Nesse cordel vamos falar
Da História da humanidade
Base pra os nossos estudos
Do pré até a universidade
A Reforma Religiosa
Para muitos já veio tarde
*
No final da Idade Média
Os humanistas protestaram
Os atos da Igreja Católica
Eles então questionaram
A venda de indulgências
Os humanistas condenaram
*
Padres e frades corruptos
Muitas vezes sem vocação
Ludibriaram até Jesus
Imaginem a população
E para reverter esse quadro
Só mesmo uma revolução
*
Uma revolução religiosa
Foi promovida por Lutero
Que escreveu as suas teses
E fez então um labafero
Mas foi expulso da Igreja
E excomungado pelo clero
*
O frade Lutero não queria
Romper com o catolicismo
Mas criou um movimento
Denominado protestantismo
Tenha fé e serás salvo”
Pregava o luteranismo
*
A Bíblia foi traduzida
Pra outras formas de linguagem
Com isso os fiéis fizeram
Uma verdadeira viagem
Decifrar os textos sagrados
Foi uma nova aprendizagem
*
O luteranismo se difundiu
Pela França e Alemanha
Na Suíça e na Dinamarca
Ganhou poder de barganha
Depois dominou os Flandres
Se transformando em façanha
*
Na Suíça o luteranismo
Foi defendido por Calvino
Que propôs outra ideia
Falando então do destino
Quem deveria se salvar?
O burguês ou o beduíno?
*
Calvino gerou polêmica
Com a predestinação
Pois levou então o povo
A uma guerra por salvação
E isso bem que favoreceu
A burguesia em ascensão
*
Para Calvino o individuo
Já nascia predestinado
Pra ir pro céu ou inferno
É como se viesse marcado
Não tinha pra onde correr
O destino estava traçado
*
Foi um deus nos acuda
Mas a lógica dessa vertente
Os pesquisadores afirmam
Foi sacrificar aquela gente
Submetidas aos excessos
Da burguesia emergente
*
Seguindo com essa prosa
Vamos falar do anglicanismo
Criado por Henrique oitavo
Que rompeu com o catolicismo
A doutrina da Igreja Católica
Vai chegando para o abismo
*
Dizem que o anglicanismo
Surgiu de um estranhamento
Entre o clero e o rei Henrique
Que findava o seu casamento
Mas a cúpula da Igreja Católica
Abominou esse acontecimento
*
O matrimônio para a Igreja
É uma atitude de devoção
Os corpos passam a ser um
Numa eterna amarração
O que Deus uniu não separa
Nem mesmo por fornicação
*
A reforma protestante
Já havia se consolidado
Só cabia ao catolicismo
Reconhecer esse legado
Conquistado pelos fiéis
Após sangue ser derramado
*
Mas a santa Igreja Católica
Preparou-se para a reação
Criou a Companhia de Jesus
Organizou uma expedição
Tratou de enviar “soldados”
Para combater a oposição
*
Cada soldadinho de Cristo
Teve que largar o mosteiro
E dedicar-se à catequese
Para conquistar primeiro
Os denominados “pagãos”
Uma obra pra o mundo inteiro
*
Em quinhentos e quarenta e cinco
O Papa fez uma convocação
O clero após esse encontro
Estabeleceu uma forte reação
Repudiou o protestantismo
E imprimiu uma perseguição
*
O Concílio de Trento
Resultou num documento
O qual estabeleceu regras
Para nortear um movimento
Contra os seus opositores
Condenados ao aniquilamento
*
O celibato foi reafirmado
No ambiente da santidade
Os padres foram obrigados
A estabelecerem a castidade
E quem desobedece à regra
Cometeria uma insanidade
*
Para celebrar as missas
O latim foi oficializado
Era um linguajar incomum
Deixando o povo encucado
Entender a fala do padre
Virou coisa para o letrado
*
Proibiram as indulgências
Criaram o Santo Ofício
Uma espécie de Tribunal
Que colocava num precipício
A vida de “bruxas” e infiéis
Sem direito a pedir suplício
*
A inquisição foi a saída
Pela Igreja encontrada
Para perseguir os judeus
E também nessa empreitada
Incluíram os mulçumanos
Para completar a caçada
*
O impedimento à leitura
Dos ricos livros sagrados
Tinha um interesse claro
Impedir que os letrados
Se virassem contra a Igreja
Melhor que ficassem calados
*
Para completar a influência
Estabelecida pelo catolicismo
Aparece o estilo barroco
Com a ideia do impressionismo
E o propósito era controlar
O avanço do protestantismo
*
Não propomos nesse cordel
Catequizar a seu ninguém
Apenas chamar a atenção
Dos eventos que vão e vem
E pra que você tome cuidado
Na hora de dizer um amém

Pirambu - dezembro de 2011

Autor: Agnaldo dos Santos Silva. Cordel produzido durante as aulas de História com alunos do 7º ano B da EMMTC.

Bibliografia Consultada

RODRIGUES, Joelza Ester Domingues. História em Documento: imagem e texto. São Paulo: FTD, 2009. 
Subsídio enviado pelo professor de História Agnaldo Silva

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