segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Alunos do 7º Ano da EMMTC Participam de Videoconferência Sobre Mídias na Educação


Reunidos na manhã de hoje, 12, os alunos do 7º ano (A e B) finalizaram mais uma etapa de um trabalho de inclusão digital na EMMTC. A proposta pedagógica consiste no uso da mídia internet para a montagem de blog's com um conteúdo diferenciado e voltado para a educação. A iniciativa vislumbra a dinamicidade nas aulas de História, a qual pode ser aplicada em outras disciplinas, destaca os professores envolvidos no projeto. 

E para colocar em prática essa iniciativa, tivemos o apoio do professor articulador Diógenes Almeida da Silva, que interagiu com os alunos diretamente de Aracaju, via aplicativo de bate-papo com voz e vídeo disponível no GMAIL. Na ocasião, o professor Diógenes fez uma análise dos conteúdos dos blog's montados pelos alunos, além de apontar outras mídias (facebook, twiter) como ferramentas que podem ser exploradas dentro do processo educacional. Destacamos também a participação da Coordenadora Pedagógica que colaborou com o debate. 

Uma videoconferência consiste em uma discussão em grupo ou pessoa-a-pessoa na qual os participantes estão em locais diferentes, mas podem ver e ouvir uns aos outros como se estivessem reunidos em um único local (What Is, 1998).

A fase preliminar foi pautada numa oficina de mídias, onde os alunos tiveram acesso aos procedimentos fundamentais para a criação de um blog. A oficina foi norteada por uma vivência, na qual se aplicou a seguinte metodologia:
· I - Acesso a um blog (ambientação);
· II - Criação de e-mail para cada grupo;
· III - Criação de blog;
· IV - Realização de postagens (orientações sobre como inserir texto, imagem, vídeo, etc.);
· V - Orientações sobre manutenção de blog;
· VI - Realização de Videoconferência.
 
 Acesse os blog's montados por essa turma cheia de energia...
 
  • Grupo Amigos com Ideias
  •  Grupo História em Debate
  • Grupo Lamdep 789
  • Grupo História em Documento

Confira as imagens dessa vivência...

Subsídio enviado pelo professor articulador Agnaldo Siva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua impressão!!! Obrigado!!!