quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O Uso do Blog Como Ferramenta Pedagógica

O QUE ESTAMOS FAZENDO... 

Alunos do 7º ano da Escola M. Mário Trindade Cruz participam de um projeto de inclusão digital que mescla o conteúdo programático com as mídias disponíveis em nossa escola.

A iniciativa partiu da necessidade de dinamizar as aulas de História, ministradas pelo professor Agnaldo Silva, e consiste na montagem de grupos de estudo, os quais criaram um blog na internet para publicarem as atividades desenvolvidas em sala de aula. 

A fase preliminar foi pautada numa oficina de mídias, onde os alunos tiveram acesso aos procedimentos fundamentais para a criação de um blog. A oficina foi norteada por uma vivência, na qual se aplicou a seguinte metodologia:

·      I - Acesso a um blog (ambientação);

·      II -  Criação de e-mail para cada grupo;

·      III -   Criação de blog;

·      IV - Realização de postagens (orientações sobre como inserir texto, imagem, vídeo, etc.);

·      V -  Orientações sobre manutenção de blog;

·      VI - Realização de Videoconferência (QUE SERÁ REALIZADA NO DIA 12/12/2011 às 9:00 no LTE).

Em breve iremos divulgar a lista de blogs criados pelos alunos que abusaram da criatividade.

NOTA SOBRE BLOG...

"Segundo a Professora Andréa Bruzaca Origem da palavra  BLOG : weB (rede) e LOG (diário de bordo. Os blogs são publicações coletivas, com comentários abertos ou não, para qualquer participante que deseja se integrar nesta rede." (http://infodigitalnaescola.blogspot.com/)


 ALGUMAS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS...



Subsídio enviado pelo professor articulador Agnaldo Silva

Um comentário:

  1. Estou visitando o blog a convite do professor Agnaldo e gostei muito do que vi aqui. Parabéns pelo trabalho dinâmico que vocês desenvolvem.Utilizar as diferentes mídias a serviço da educação é possibilitar um aprendizado inovador, contextualizado, que faz sentido ao educando.Estamos muito distantes geograficamente, mas através do blog podemos encurtar essa distância. Um abraço aqui do Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir

Deixe sua impressão!!! Obrigado!!!