quinta-feira, 7 de abril de 2011

Professores do Mário Trindade participam de curso de fotografia artesanal

Os professores articuladores Agnaldo Silva e Diógenes Almeida estão participando do curso de fotografia artesanal pinhole, que acontece de 04 a 11 de abril no Sesc/Centro em Aracaju. O curso possibilita o resgate dos tradicionais filmes fotográficos, em desuso devido o avanço das câmeras digitais. A facilitadora Moema Pascoini em entrevista para a Rádio Trindade informou que o curso está dividido em quatro etapas:

1. Estudo sobre a técnica (história e identificação da estrutura da máquina pinhole);
2. Montagem da câmera artesanal;
3. Registro fotográfico;
4. Análise das fotografias.

Ainda segundo Moema Pascoini, o curso é aberto para todos os públicos que podem se transformar em multiplicadores dessa ideia. "A técnica é simples, barata e os resultados são satisfatórios", completa Moema.

Entusiasmado com o curso, o professor Diógenes Almeida pretende incluir essa proposta no plano de ação para 2011. "Temos que brindar cada iniciativa que dê destaque a capacitação e a valorização do profissional da educação", comentou Diógenes.

O que é pinhole?

Uma câmera ou câmara pinhole é uma máquina fotográfica sem lente. A designação tem por base o inglês, pin-hole, "buraco de alfinete" e é usada para referir a fotografia estenopeica. Este tipo de fotografia é uma prática econômica e simples pois utiliza uma qualquer caixa em que a luz não penetre. A existência de um pequeno furo, estenopo do grego stenopo e que em português permite designar este tipo de fotografia por Fotografia Estenopeica. Mais informações em: http://pt.wikipedia.org/

Além do curso de fotografia artesanal, o Sesc oferece outros cursos para que cada profissional possa aperfeiçoar a sua metodologia de trabalho. Acesse o site do Sesc e conheça outras novidades. http://www.sesc-se.com.br/

Assista na próxima sexta, 08, as imagens do curso de fotografia artesanal pinhole, a partir das 8:00 pela TV Atalaia.

Segue as fotos dessa excelente experiência...







Em breve estaremos multiplicando a experiência com os professores do Mário Trindade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua impressão!!! Obrigado!!!