segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Programação especial comemora de 17 a 21 a Semana da Poesia

Para comemorar o Dia do Poeta, 20 de outubro, a TV Escola apresentará de 17 a 21 de outubro a 8ª Semana da Poesia. A programação especial exibirá a cada dia um programa sobre literatura, nas suas mais variadas formas.

Essa edição terá como tema a poesia em sua essência e apresentará programas sobre os principais gêneros da poesia, assim como a linguagem poética, a poesia infantil, a relação entre música e poesia, grandes poetas brasileiros e seus principais poemas.

A Semana da Poesia abre espaço para produção de estudantes, que enviam vídeos com poemas próprios ou de grandes autores para serem exibidos no quadro Pequenos leitores, futuros poetas. A programação conta ainda com reportagens feitas em escolas de todo o país, no quadro TV Escola na estrada, entrevistas e o quadro Meu amigo poeta, que apresenta pessoas comuns que fazem poesia, mas ainda não publicaram seus trabalhos, além do Fique sabendo, com curiosidades literárias também nos intervalos da programação.

Na segunda-feira, 17, o episódio Lirismo e poesia exibirá o documentário Braxília, de Danyella Proença, premiada produção sobre o trabalho do poeta Nicolas Behr e seus conflitos na capital Brasília. O programa também mostrará a experiência do Sarau bem legal, evento que reúne jovens para recitar poesia na Bahia e uma entrevista com o doutor em literatura brasileira Victor Hugo Adler.

A adaptação de Morte e vida severina, obra-prima de João Cabral de Melo Neto, para desenho animado, será exibido em duas partes, terça e  quarta-feira. Na terça-feira serão discutidos os estilos de poesia, com a professora Suzana Vargas, e na quarta o TV Escola na Estrada vai até a escola André Morois, no Rio de Janeiro, para mostrar como funciona a oficina de poesia. No mesmo episódio, Zinho Trindade fala sobre música e poesia.

A quinta-feira reserva um espaço para a poesia de Mário Quintana, com o documentário Pequenos tormentos da vida, que conta como uma turma da terceira série de uma escola de Porto Alegre descobre este poeta e sua poesia. A poesia infantil é a temática da entrevista com o professor Armando Gens.

Produzido pela TV Escola para esta Semana de Poesia, o documentário Poiesis revela como alguns poemas, como Vou-me embora pra Pasárgada, de Manuel Bandeira, No meio do caminho e José, de Carlos Drummond de Andrade, se tornaram parte do imaginário popular.

A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e via internet. O sinal está disponível também nas tevês por assinatura Via Embratel (canal 123), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).

Diego Rocha

Palavras-chave: TV Escola

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17134
Subsídio enviado pela professora Liliane Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua impressão!!! Obrigado!!!