quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Professores do Mário Trindade apresentam projetos no V Fórum Identidades e Alteridades



Os professores Diógenes Almeida e Agnaldo Silva apresentam projetos desenvolvidos na Escola Municipal Mário Trindade Cruz no  V Fórum Identidades e Alteridades. O evento acontece nos dias 08, 09 e 10/09 no Campus da UFS/Itabaiana. 

Sobre o evento


O “Fórum Identidades e Alteridades” é um evento de abrangência nacional que nasceu do diálogo de professores/as e pesquisadores/as de diferentes áreas que compõe o GEPIADDE – Grupo de Estudos e Pesquisas Identidades e Alteridades: Diferenças e Desigualdades na Educação, no Campus de Itabaiana, da Universidade Federal de Sergipe.

Para esta edição do Fórum Identidade e Alteridades, realizaremos concomitantemente o I Congresso Nacional Educação e Diversidade (CONED) e vamos dar destaque para o tema: Infância, Juventude, Educação e Direitos Humanos. Com isso, nosso propósito é discutir as problemáticas tomando como sujeitos principais infância e jovens no contexto da educação e dos direitos humanos sem deixar de lago as diversidades culturais que compõem a sociedade brasileira e as problemáticas que envolvem essas diversidades. 

Aceitamos trabalhos vinculados às áreas de Educação, Letras, Ciências Sociais, Psicologia Arte e áreas afins com ênfase nos estudos da identidade e da diferença pelos mais diversos campos teóricos de abordagem desses temas.

Veja os resumos dos projetos que serão apresentados pelos professores Diógenes Almeida e Agnaldo Silva.

ILHA DO RATO – UM NOVO OLHAR SOBRE O OUTRO LADO DO RIO
 
DIÓGENES ALMEIDA DA SILVA¹ (ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO TRINDADE CRUZ – PIRAMBU/SE)
Estudos Culturais, Identidades e Educação

O debate sobre o uso de novas tecnologias na comunicação e na educação está em pauta no país desde a década de 1980, sendo estas incorporadas pelas escolas como ferramentas auxiliares do processo ensino-aprendizagem. Diante de tais circunstâncias a escola, principalmente a pública, tem um papel importante na articulação do bom uso dessas ferramentas. A utilização do vídeo, e da fotografia na escola vem abrindo diversas possibilidades no reconhecimento da identidade sócio-cultural dos alunos. A utilização desses recursos pelos alunos da Escola Municipal Mário Trindade (Pirambu-SE), proporcionou a criação do Projeto “Do Outro Lado do Rio”, com o objetivo de criar uma identificação sócio-cultural de alunos que residem no povoado Ilha do Rato (Barra dos Coqueiros-SE), e atravessam a foz do Rio Japaratuba para estudar nesta escola. O projeto tem como meta, a promoção  da inclusão digital, que é oportunizar que cada sujeito social possa, efetivamente, participar desse movimento, não sujeitando-se às práticas que o cotidiano lhe condicionam, seja de informações, seja de bens, seja de cultura, além da descoberta de novos talentos entre os alunos desta Escola e melhoraria da auto-estima dos alunos após a gravação, edição e exibição de um documentário sobre o cotidiano, a vida e a cultura dos moradores do povoado Ilha do Rato, que possui baixíssimos índices de desenvolvimento humano, assim. A culminância do projeto, se dará com a exibição dos documentários já editados, na escola e na comunidade.

Palavras-chave: mídias na educação, vídeo, documentário, cultura, identidade, inserção social.

¹ Diógenes Almeida da Silva, é graduado em Geografia (Universidade Federal de Sergipe), pós graduado em Direito Educacional (Faculdade Pio Décimo – Aracaju/SE), professor efetivo da rede pública municipal de ensino de Pirambu desde 1998, e  ativista cultural.

O USO DA MÍDIA RÁDIO ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE INSERÇÃO SOCIAL

AGNALDO DOS SANTOS SILVA¹ (ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO TRINDADE CRUZ – PIRAMBU/SE)
ARTES, COMUNICAÇÃO E DIVERSIDADE

A influência capitalista nos meios de comunicação de massa e na vida das pessoas é um fato inerente à estrutura da maioria das sociedades atuais. Partindo desse princípio, o Brasil tem um ponto extremamente positivo e favorável às classes menos favorecidas, a democracia em ascensão. Sendo assim é possível, mesmo que a passos lentos, a construção de uma base sólida para que possamos infiltrar novos atores na estrutura dos meios de comunicação, setor dominado pelas elites. O uso da mídia rádio escola como instrumento de inserção social, faz parte do conteúdo disposto no Projeto Alô Galera (Rádio Trindade), e vem sendo executado com o propósito de proporcionar aos alunos da Escola Municipal Mário Trindade (Pirambu-SE), o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, disponíveis no Laboratório de Tecnologia Educacional – LTE, bem como aperfeiçoar o conhecimento pré-concebido em sala de aula e em outros ambientes de ensino-aprendizagem. Além disso, a principal meta é a descoberta de novos talentos para que possam investir no universo de rádio, tido como terreno fértil para uma excelente carreira profissional, bem como estimular a socialização e a valorização da identidade. A programação apresentada semanalmente nos intervalos das aulas e via internet é composta de conteúdo musical selecionado, informativos, baseados na ideia de que estes devem contribuir para o processo de aproximação da comunidade de Pirambu com a escola.

Palavras-chave: mídias na educação, rádio escola, tecnologias, socialização, identidade, inserção social.

¹ Agnaldo dos Santos Silva, é graduado em História (Faculdade de Formação de Professores de Penedo/AL), pós graduando em Ensino de História: novas abordagens (Faculdade São Luis de França – Aracaju/SE), professor concursado da rede pública municipal de ensino de Pirambu desde 1999, cordelista e ativista cultural.

Subsídio enviado pelos professores Diógenes Almeida e Agnaldo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua impressão!!! Obrigado!!!