sexta-feira, 27 de maio de 2011

Família Mário Trindade comemorou dia das mães em grande estilo


Foi no último dia 21 de maio de 2011, no prédio da Escola Municipal Mário Trindade Cruz. A festa teve uma programação bastante diversificada. Iniciou-se com um café da manhã, onde professores, equipe de apoio, pais e alunos presentes participaram juntos, logo em seguida professores e alunos fizeram homenagens às mães, através de poemas, poesias, jograis, coreografias e músicas. Além disso, tivemos sorteio de vários brindes, cestas básicas, um bingo e um quadro que chamou atenção de todos os presentes: O antes e depois com a professora Marly. (vejam fotos a seguir). 


Hummmmmmm





Profº Josivaldo fazendo a acolhida

O profº Antônio Glauber recitando um poema em homenagem as mães

As profªs Waleska e Patrícia comandam o aquecimento
 

As crianças cantam e encantam as mães



O profº João Caldas conversa com as mães

 A mãe Nívia (antes da transformação) ao lado da profª Marly

Sorteio de brindes e muitas homenagens marcaram a festa





A profª Meire soltou a voz com uma mensagem gospel

     EM BREVE PUBLICAREMOS A FOTO DA MÃE NÍVIA APÓS A TRANSFORMAÇÃO

ORIGEM DO DIA DAS MÃES 

A idealizadora do dia das Mães foi a professora Anna M. Jarvis, nascida em 1º de maio de 1864, filha de Anna Reeves Jarvis e Granville E.Jarvis. Com a morte de sua Mãe tão próxima à do seu progenitor, Anna Jarvis sofreu muitíssimo e pensando em homenagear sua progenitora realizou a primeira celebração do Dia das Mães, no segundo domingo do mês de maio de 1907, em uma reunião privada. Entretanto, a primeira celebração pública deu-se a 10 de maio de 1908, conforme consta da placa comemorativa que se encontra na Igreja Metodista de Grafton,West Virginia. Eis a inscrição ali existente:”  IGREJA METODISTA EPISCOPAL DE ANDREWS-IGREJA MÃE DO DIA DAS MÃES-PRIMEIRA CELEBRAÇÃO DO DIA DAS MÃES, 10 DE MAIO DE 1908-FUNDADORA:ANNA JARVIS-MINSTRO: DR.H.C.HOWARD-SUPTE. DA ESCOLA DA IGREJA: L. L. LOAR”.

OFICIALIZAÇÃO

Em maio de 1910, o governador do Estado de West Virginia, William E. Glasscock decretou a primeira comemoração oficial do dias das mães, e em maio de 1914, por proposta do deputado Heflin, do Alabama, e do senador Sheppard, do Texas, o dia das mães foi incluído no calendário federal dos Estados Unidos. O decreto foi assinado pelo presidente Woodrow Wilson.

NO BRASIL

A oficialização do dia das Mães no Brasil partiu da iniciativa da Srª. Alice de Toledo Tibiriçá, que na qualidade de presidente do 2º Congresso Internacional Feminista, em junho de 1931,se dirigiu ao então chefe do governo provisório, Sr. Getúlio Vargas,  nos seguintes termos:
As mulheres do Brasil, reunidas por um alto ideal de confraternização feminina, para trabalhar pelo progresso do país e da sociedade, desejam homenagear as Mães Brasileiras- o maior fator de nosso aperfeiçoamento moral- pedindo através desta mensagem a oficialização do Dia das Mães, no segundo domingo do mês de maio, a exemplo do que já se fez nos estados unidos da América do Norte.
Atendendo aquela solicitação, o Governo provisório promulgou o decreto nº  21.366, de 5 de maio de 1932, instituindo  oficialmente o Dia das Mães, no segundo domingo do mês de maio.             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua impressão!!! Obrigado!!!