quarta-feira, 30 de março de 2011

Escola M. Mário Trindade Cruz agora tem rede Wi-Fi

O sistema Wi-Fi, implantado na Escola Municipal Mário Trindade Cruz, atende a uma antiga reivindicação dos professores e faz parte do conjunto de metas para 2011, sistematizada pelos professores articuladores do Laboratório de Tecnologia Educacional - LTE. "O sistema Wi-Fi permite a captação do sinal de internet dentro da unidade de ensino, o que possibilita o uso da rede mundial de computadores para fins pedagógicos", ressalta o professor articulador, Diógenes Almeida.

O novo sistema composto de  roteador wireless e conectores USB, substituíram o sistema de cabeamentos que está em desuso, ocupa espaço e é menos eficiente. "Graças ao apoio da diretora Sônia Maria, foi possível a aquisição desse sistema que deve subsidiar a execução dos demais projetos do LTE", reforça o professor articulador, Agnaldo Silva.

Em breve os professores articuladores estarão realizando oficinas pedagógicas para orientar aos usuários sobre a operação desse sistema, além dos demais instrumentos pedagógicos disponíveis no LTE.

O que é Wi-Fi?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em algum lugar sobre esse termo. Wi-Fi é um termo licenciado pela Wi-Fi Alliance para se referir a redes sem fio baseadas no padrão IEEE 802.11. Na prática, é entendido simplesmente como uma tecnologia que permite a conexão entre vários dispositivos sem fio usando o protocolo IEEE 802.11.

O Wi-Fi está cada vez mais difuso na sociedade devido às facilidades que ele proporciona. Primeiramente, por utilizar freqüências de rádio que não necessitam de licença para a instalação e/ou operação — exceto para uso comercial, que requer uma licença da ANATEL. Possuem custo de instalação baixíssimo, discretas e muito práticas. Segundo, por permitir a conexão de diversos dispositivos simultaneamente, sem o uso de fios.

Como funcionam?

As redes Wi-Fi operam através de ondas de rádio, da mesma forma que telefones celulares e televisores. Um adaptador sem fio para computador transforma os dados em sinais de rádio e os emite através de uma antena. O roteador, dispositivo conectado a Internet através de cabos, recebe esse sinal, decodifica-o e o envia para a Internet. O mesmo ocorre no sentido contrário, estabelecendo-se assim a comunicação entre os dispositivos sem fio.

Os pontos de acesso para conexão com a Internet Wi-Fi recebem o nome de hotspots, comumente encontrados em aeroportos, cafés, bibliotecas, entre outros. Uma vez em um hotspot, basta ligar seu dispositivo portátil (laptop, smartphone etc.) com adaptador Wi-Fi e acessar a Internet.

Hoje em dia já é bem comum encontrar residências utilizando o Wi-Fi, e isso tende a ficar ainda mais comum, a ponto de você ter acesso à Internet a partir de qualquer lugar, sem o uso de fios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua impressão!!! Obrigado!!!