Projeto animação com boneco palito
Esse projeto tem como objetivo levar as crianças a mostrarem sua criatividade, trabalhar a coordenação motora , a capacidade de atenção e concentração ,conhecimentos sobre cores, formas, direção e ao mesmo tempo se divertirem bastante com as animações feitas com bonecos palitos. Podemos criar brincadeiras entre bonecos palitos diretamente em animações super leves no formato GIF? Pivot Stickfigure Animator trabalha facilmente com pequenas animações para as crianças desenvolverem suas habilidades artísticas. Movendo os objetos quadro a quadro é possível criar uma cadeia de animação dinâmica, de uma forma tão fácil que até as crianças da faixa etária entre 6 a 9 anos são capazes de criar e vão se divertir. Deve-se enfatizar que o projeto também serve para ser trabalhado com os adolescentes e adultos .
Além de criar os tradicionais bonequinhos, usa-se a criatividade da garotada para montar figuras como veículos, animais e tudo o que puder imaginar! Na opção Edit o boneco e suas respectivas articulações são exibidos, possibilitando ajustes ou até mesmo desenvolvimento de outras formas com círculos e linhas. Para completar há uma barra de controle de velocidade.
Como criar minha animação?
Em primeiro lugar você precisa criar seu personagem. Se desejar editar alguma característica do seu boneco, vá a Edit e selecione os botões auto-explicativos no menu que se abre. Para inserir outro boneco/modelo, basta ir à opção Add Figure. Os planos de fundo são inseridos através do menu File > Load Background.
Depois de ter criado seu personagem, posicione os elementos adequadamente e vá clicando em Next Frame para prosseguir até o quadro seguinte. Após ter concluído a sua sequência, dê play e divirta-se!
Exportando a animação
Ao terminar a sua criação, você poderá exportá-la para dois formatos de imagem: GIF e BMP. Para isso, siga o caminho File > Save Animation. Na nova janela que se abriu, escolha o local em sua máquina onde deverá ser salvo o arquivo e também defina o formato de sua preferência. Além destes dois, existe o formato do programa, PIV. Este formato permite que seu trabalho seja modificado posteriormente.
Lembrando que no primeiros momentos o professor deve orientar a criança e posteriormente deve deixa-lá sozinha mostrar sua criatividade.
Depois é só ver suas criações em DVD, no computador, Data-Show etc.
Antonio Glauber Santana Ferreira, professor articulador do LTE