quarta-feira, 22 de junho de 2011

Reunião marcará apresentação pública da nova secretária

Professora Veralucia se reunirá com professores da rede municipal de ensino nesta quarta-feira 
 
A professora Veralúcia Menezes Santana, secretária municipal de Educação de Pirambu está convocando todos os professores da rede municipal de ensino para uma reunião geral, que acontece nesta quarta-feira, 22 de junho, a partir das 14 horas, na Escola Municipal Mário Trindade Cruz, localizada a Rua Manuel Amaral Lemos, no Bairro Bela Vista. 

Nesta reunião, a nova secretária que assumi o cargo com a legitimidade de quem pertence ao quadro permanente do magistério público municipal e de ter sido até bem pouco tempo dirigente do sindicato de classe, apresentará aos colegas sua agenda de trabalho a frente da emblemática pasta, propondo um pacto de unidade em defesa da escola pública que historicamente defende. 

Legitimidade - Vera terá um desafio titânico, que é nada menos que retirar a atual política educacional de Pirambu do último lugar no ranking da educação pública de Sergipe, elevando a patamares mais palatáveis junto aos professores, funcionários da educação, estudantes e pais de alunos. Legitimidade, credibilidade, competência e respaldo popular não lhes faltam e o sucesso de sua gestão será uma vitória de todos que acreditam que nem tudo está perdido.
 

Capela se prepara para o São Pedro 2011

O São Pedro de Capela, distante 67 km de Aracaju, consagrado como o maior e melhor festival do estado, já se aproxima. E para receber os milhares de visitantes que deverão visitar a cidade, entre os dias 25, 26, 27, 28 e 29 de junho, uma mega estrutura está sendo montada na Praça do Amparo, conhecida por sediar o evento.  
Além de dois grandiosos palcos com som e iluminação de qualidade, preparados para que o público possa curtir o festejo sem atrasos na programação, bandeirolas e dois camarotes compõem o cenário da festa, transformado em um verdadeiro arraiá.  
Este ano, são esperados para cada noite de festa, em média, 120 mil forrozeiros que serão embalados por grandes atrações nacionais, como Zezé de Camargo e Luciano, Calcinha Preta, Paula Fernandes, Forró da Pegação, Painel de Controle e Leonardo. 
Aldelmário Coelho, Léo Magalhães, Saia Rodada, Forró Maior, Mastruz Com Leite, Cavaleiros do Forró, Fogo na Saia, Cavalo de Pau, Ivaldo Maceió e Danielzinho, também serão os responsáveis por animar o público e fazer do São Pedro um verdadeiro sucesso. 

Confira a programação completa:

Sábado 25/06
Joilson
Mariozan Rocha
Galã
Ciganos do Arrocha
Danielzinho 

Domingo 26/06
Zezé de Camargo e Luciano
Fogo na Saia
Cavalo de Pau
Ivaldo e Maceió
Busca do Mastro com Seaway 

Segunda 27/06
Calcinha Preta
Paula Fernandes
Forró da Pegação
Painel de Controle 

Terça 28/06 
Adelmário Coelho
Léo Magalhães
Saia Rodada
Forró Maior 

Quarta 29/06
Mastruz com Leite
Leonardo
Cavaleiros do Forró
Tayrone Cygano 

Fonte: Empauta

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Projeto Reconhecendo os festejos juninos de Sergipe - Quermesse

No Brasil, quermesses são festas realizadas em diversas épocas, de acordo com cada paróquia e são compostas por manifestações e quitutes típicos de cada região como barracas de sorteios, jogos com prêmios, bebidas e típica comida caipira como: milho verde cozido, salsicha, espetinhos assados, pamonha, vinho quente, bolinho caipira, o popular quentão entre outros. 

O termo "quermesse" á derivado da palavra kerkmesse, da língua flamenca, que em francês passou a ser kermesse, de onde se originou o termo em português. Sua origem está ligada a religião católica. Era a festa do santo padroeiro da paróquia ou aniversário da igreja. 

Com o tempo essas festas foram perdendo o cunho religioso e no final da Idade Média estavam sendo considerada como atentados aos bons costumes. A discussão chegou a tal ponto que no século XVI, o rei da França Carlos V proibiu a realização de festas que durassem mais de um dia, impondo severas penas àqueles que transgredissem esse regulamento. Porém esse édito de 1531 não demorou a ser esquecido e as quermesses novamente passaram a ser realizadas. 

Atualmente em algumas regiões da Europa, como Mons e Antuérpia na Bélgica, ainda se realizam grandes procissões ligadas a esses festejos.
Alunos visitaram a cidade de Japaratuba




 





Sorteio de prêmios para angariar fundos
Fotos: Thiagony Hellen e Diógenes Almeida

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Santo Antônio casamenteiro

Um pouco da sua História



Fernando de Bulhões (verdadeiro nome de Santo Antônio), nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos. Após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália. Indicado professor de teologia pelo próprio são Francisco de Assis, lecionou nas universidades de Bolonha, Toulouse, Montpellier, Puy-en-Velay e Pádua, adquirindo grande renome como orador sacro no sul da França e na Itália. Ficaram célebres os sermões que proferiu em Forli, Provença, Languedoc e Paris. Em todos esses lugares suas prédicas encontravam forte eco popular, pois lhe eram atribuídos feitos prodigiosos, o que contribuía para o crescimento de sua fama de santidade. 

A saúde sempre precária levou-o a recolher-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingos e dias santificados, alguns dos quais seriam reunidos e publicados entre 1895 e 1913. Dentro da Ordem Franciscana, Antônio liderou um grupo que se insurgiu contra os abrandamentos introduzidos na regra pelo superior Elias. 

Após uma crise de hidropisia (Acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo). Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX. 

A profundidade dos textos doutrinários de santo Antônio fez com que em 1946 o papa Pio XII o declarasse doutor da igreja. No entanto, o monge franciscano conhecido como santo Antônio de Pádua ou de Lisboa tem sido, ao longo dos séculos, objeto de grande devoção popular. 

Sua veneração é muito difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. Padroeiro dos pobres e casamenteiro, é invocado também para o encontro de objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada. 

Mais informações: 

Simpatias 
Para arranjar namorado - comprar uma pequena imagem de Santo António. Virar o Santo Antônio de cabeça para baixo, dentro de um copo com água, dizendo que o porá de pé quando tiver arranjado namorado. 

Mais simpatias acesse: 
http://www.astrologosastrologia.com.pt/simpatias_amor_santoAntonio.htm

Forró do Lariô

Mais informações: www.projetotamar.org.br

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Alunos da 8ª A visitaram a Colina de Santo Antônio

A participação dos alunos e professores do Mário Trindade na Trezena de Santo Antônio (Aju), marcou o início do Projeto "Reconhecendo os Festejos Juninos de Sergipe" que envolve alunos da 8ª "A", coordenados pela profª Liliane Vieira Nunes (História e Sociedade e Cultura).  



Fotos: http://www.radiopazebem.net/
"O projeto Reconhecendo os festejos juninos de Sergipe visa levar os alunos da série/turma: 8ª A, do turno vespertino a conhecerem de perto os festejos juninos amplamente comemorados na capital (Aracaju), como no interior, nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Rosário, Capela, Muribeca e Japaratuba. O mesmo pretende ressaltar a importância da valorização das manifestações culturais e artísticas peculiar de cada uma dessas cidades, desde a sua ornamentação a sua cultura mais original."  

"A visita foi bastante proveitosa e serviu para que os alunos fizessem uma profunda reflexão acerca dos eventos que envolve o ciclo junino em Sergipe", destacou a profª. Sônia, coordenadora geral do Mário Trindade que também acompanhou a equipe.

Também participaram da visita à Colina de Santo Antônio a Srª Jucileide Santana, profª de Redação e os professores articuladores do LTE, Agnaldo Silva e Diógenes Almeida que fizeram a corbetura do evento.

1º dia da Trezena de Santo Antônio em Aju/SE  (http://www.movimentocor.com/)

ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO TRINDADE CRUZ
LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – LTE

A V I S O
 
Senhores usuários,


Foi constatado que o serviço de internet wi-fi disponível em nossa escola estava sendo utilizado por estranhos. E para oferecer maior segurança a todos, decidimos reconfigurar o sistema e inserir senha de acesso.

Informamos que o acesso ao sistema para fins pedagógicos está funcionando normalmente, e para acessá-lo basta solicitar a sua liberação junto aos professores articuladores nos seus respectivos turnos de trabalho, ou à equipe diretiva desta unidade de ensino.

Pedimos desculpas pelos transtornos e agradecemos a compreensão.

Professores articuladores do LTE

terça-feira, 7 de junho de 2011

Atenção professores!

ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO TRINDADE CRUZ
LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - LTE

OFICINA DE MÍDIAS

“O PODER DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO”

QUANDO? SÁBADO – 11/06/2011
ONDE? NO MÁRIO TRINDADE
HORÁRIO? 08:00 h


PARTICIPE!!!
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO!!!
LISTA DISPONÍVEL NA SALA DOS PROFESSORES

REALIZAÇÃO

OFICINEIRO
Profº articulador Diógenes Almeida da Silva

APOIO

Nota biográfica

João Roberto de Jesus, natural de Aracaju, é um autêntico pirambuense. Funcionário público municipal desde 1982, atuou como mensageiro e atendente no antigo posto telefônico (Telergipe) da cidade, anexo ao prédio dos Correios.

Em 1989, João Roberto foi remanejado para a Secretaria Municipal da Educação, onde assumiu a função de Assistente administrativo na Escola Municipal Mário Trindade Cruz. E a partir de 1997, foi nomeado secretário da referida unidade de ensino na gestão da então secretária de educação, a Srª Margarida Mendonça.

João Roberto é um profissional que tem dado exemplos de imparcialidade e compromisso com a educação no município de Pirambu. Como integrante do Conselho do Fundeb, combate os malefícios que corroem o sistema educacional e junto com os demais conselheiros, tem dado exemplos de transparência e zelo pelo erário público.

Valeu João Roberto! São os votos da galera do LTE do Mário Trindade.

MARIBONDO: Grupo de Reisado resiste ao tempo


Mestre Sabal (Foto: Ivan Masafet)
Grupo do Marimbondo surgiu em 1805 e se mantém

Cantores e dançarinos percorrem as ruas das cidades, de porta em porta, anunciando a chegada do ‘Messias’, pedindo prendas e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam em comemoração ao nascimento do menino Jesus. Dessa forma surgiu o Reisado, em especial na região nordestina.

Já Sergipe guarda em sua história e tradição muito das culturas portuguesa e negra e um dos mais ricos folclores do Brasil. Dentre as inúmeras manifestações culturais presentes no Estado, o Reisado pode ser destacado ainda nos tempos atuais, pois é apresentado em qualquer época do ano e não apenas nas festas de Natal e Reis.

Reisado Marimbondo

No povoado Marimbondo, no município de Pirambu, com 205 anos, o ‘Reisado do Marimbondo’, resiste às dificuldades e continua afinado com sua batida forte de gerações. “A cada ano que se passa, brincamos menos o Reisado, mas ainda vamos resistindo e vencendo as dificuldades”, diz Antônio dos Santos, conhecido como mestre Sabal, mestre do Reisado.

Mestre Sabal, que é pescador e comanda o grupo, que é referência no povoado, conta que o reisado do Marimbondo é um dos mais antigos da região . “Esse Reisado é de 1805 e até hoje dançamos do mesmo jeito que antigamente, com a mesma vontade e alegria”, descreve.

Sabal ainda relembra que o Reisado surgiu na sua vida desde menino, quando acompanhava a sua mãe dona Ismênia. “Com 15 anos assumi o Reisado, mesmo sem a confiança da minha mãe, porque ela achava que eu não iria dar conta, mas agora estou aqui até hoje”, relembra o sorridente pescador.

Herança

Para dona Ismênia o mais importante é que o Reisado é uma herança de família, que passa de geração para geração. “Comecei a levar esse meu filho para brincar o reisado, quando ele tinha 15 anos de idade. E ele pegou jeito, agora vejo meus netos aprendendo e participando. É de família” explica Ismênia, que ainda hoje puxa as músicas durante as apresentações.

O mestre do Reisado de Marimbodo tem oito filhos e todos fazem parte do folguedo. José Alberto dos Santos, o Beto de Sabal, é responsável pelos toques e melodias da sanfona. “Eu aprendi mesmo a tocar no Reisado, só vendo como se fazia, mas lembro que meu pai me batia com um cipó para eu não dormir durante as apresentações, que duravam a noite toda”, sorri Beto Sabal, relembrando ainda que quando aprendeu a tocar sanfona tinha cerca de cinco anos de idade.

Beto de Sabal ainda tocou o acordeon com o grupo Casaca de Couro, onde segundo ele a experiência ajudou a melhorar a técnica. “Eu já sabia tocar, mas com o grupo aprendi as notas e fui aperfeiçoando o trabalho para apresentar o nosso Reisado” explica, orgulhoso da herança familiar.

Valorização

Mesmo tocando em família, Sabal diz que sente saudade dos tempos passados, pois o trabalho parecia ser mais valorizado. “Antigamente a gente tocava toda semana durante o ano todo, hoje tocamos uma ou duas vezes ao ano”, comenta, com tristeza.

Para Sabal, a falta de valorização da cultura popular pode acabar com o que resta do reisado em Sergipe. “Se fala tanto em valorizar a cultura, mas vejo que não tem valorização não. As apresentações que antes duravam horas hoje é de 20 minutos. Não temos tempo de mostrar toda a brincadeira”, lamenta.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

AVISO IMPORTANTE


Os professores articuladores do LTE avisam que as atividades estarão suspensas por tempo indeterminado devido a precariedade no ambiente bem como a insalubridade que está causando problemas de saúde aos professores articuladores e usuários.

Pedimos a compreensão de todos.

Professores articuladores.


De coração à coração.

Queridos!

Este ano é meu último ano na museologia UFS, tenho que agradecer a DEUS primeiramente, a minha mãe e a vocês pela contribuição, pensamentos positivos os quais me fizeram ter coragem e seguir. Vocês moram aqui oh, do lado esquerdo, como diz Rei.

Abraços!!!


Att,


Bárbara Ismerim



Via e-mail, para o Blog do Mário Trindade